UAB - Forum

Conversas sobre o Livro de Urântia

InícioInício  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Últimos assuntos
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar

Compartilhe | 

umbandista não reencarnacionista!

Ir em baixo 
AutorMensagem
Míriam Moreira

MensagemAssunto: umbandista não reencarnacionista!   2/2/2010, 13:11

Pessoal,sou uma umbandista que não acredita em reencarnação! É sério! Pra mim sempre houve um ruído nessa teoria que por mais lógica que parecesse um explicação, não me convencia. Era quase uma intuição. Só que não dá pra discutir isso com meus companheiros porque assim como no espiritismo, a reencarnação é a base da umbanda. Mas pra mim, a base da umbanda são os Orixás. Não essas fantasias bobas que contam por aí , mas o entendimento sério de quem são ( ver o autor Rubens Saraceni). Por entender os Orixás ficou fácil pra mim compreender as divindades conforme o LU.
Mas preciso esclarecer uma coisa: qual a diferença entre espírito, alma e personalidade ? É porque para o espiritismo a personalidade, ao contrário do LU é transitória e veste cada reencarnação do espírito.E alma é o espírito enquanto está encarnado. Foi fácil enteder por que a rencarnação não existe com base na singularidade da personalidade, mas aí me perdi no conceito de alma e espírito.
Gostaria que alguém mais experiente no LU me eclarecesse isso.
Ver perfil do usuário
rm
Admin

MensagemAssunto: Resposta de Wagner Andrade :)   8/3/2010, 20:02

Wagner Andrade respondeu:

Citação :
O espírito que o homem possui, segundo o LU, é apenas o Ajustador do Pensamento:
1:2.3 A realidade da existência de Deus é demonstrada na experiência humana, pela presença divina que reside dentro do homem, o Monitor espiritual, enviado do Paraíso para viver na mente mortal do homem e para ali assisti-lo na evolução da sua alma imortal, na sua sobrevivência eterna.

A alma seria:
0:5.10 4. alma. A alma do homem é uma aquisição experiencial. À medida que uma criatura mortal escolhe "cumprir a vontade do Pai dos céus", assim o espírito que reside no homem torna-se o pai de uma nova realidade na experiência humana. A mente mortal e material é a mãe dessa mesma realidade emergente. A substância dessa nova realidade não é nem material, nem espiritual—é moroncial. Essa é a alma emergente e imortal que está destinada a sobreviver à morte física e iniciar a ascensão ao Paraíso.

Quanto a personalidade, eu acho a parte mais difícil de compreender:
112:1.1 A personalidade é outorgada pelo Pai Universal às Suas criaturas como um dom potencialmente eterno. Essa dádiva divina destina-se a funcionar em inúmeros níveis e em situações sucessivas no universo, que variam do finito mais baixo ao mais alto absonito, indo mesmo aos limites do absoluto.

112:1.13 A vida realmente é um processo que ocorre entre o organismo (a individualidade) e o seu meio ambiente. A personalidade atribui valor de identidade e significados de continuidade a essa associação organismo-ambiente. Assim, será reconhecido que o fenômeno de estímulo-resposta não é um mero processo mecânico, pois a personalidade funciona como um fator na situação total. É sempre verdade que os mecanismos são inatamente passivos; e os organismos, inerentemente ativos.

112:2.5 A posse de personalidade identifica o homem como um ser espiritual, posto que a unidade do eu e a autoconsciência da personalidade são dons do mundo supramaterial. O fato mesmo de que um mortal materialista pode negar a existência de realidades supramateriais, em si e por si, demonstra e indica a presença e o trabalho da síntese do espírito e da consciência cósmica na sua mente humana.

Espero que tenha ajudado.
Ver perfil do usuário
murilo87s

MensagemAssunto: Re: umbandista não reencarnacionista!   1/8/2010, 19:03

Mas preciso esclarecer uma coisa: qual a diferença entre espírito, alma e personalidade ? É porque para o espiritismo a personalidade, ao contrário do LU é transitória e veste cada reencarnação do espírito.E alma é o espírito enquanto está encarnado. Foi fácil enteder por que a rencarnação não existe com base na singularidade da personalidade, mas aí me perdi no conceito de alma e espírito.
Gostaria que alguém mais experiente no LU me eclarecesse isso.[/quote]

Essa vertente do espiritismo já diverge da do budismo por exemplo. Eu pratiquei a vipassana que era a meditação que buda usou para atingir sua iluminação (entendo como superar o ego) e segundo seu pensamento, existe reencarnação (nao sei se acredito também) e nós aqui somos a continuação de uma vida anterior e temos que continuar a luta para nos superar, vencer nossos obstaculos, eu vejo como superar nossos medos. Eu já li alguns livros de kardec e é como se nessa vida estivessemos com um corpo tal que nos dê desafios que foram pedidos por nós antes de habitarmos estes corpos, porém independente disto acho que tanto sendo falada uma coisa quanto a outra nunca escaparemos dos nossos desafios, entao tanto faz dizer uma coisa quanto a outra, quanto chegarmos aqui se é que voltamos teremos que fazer exatamente A MESMA MISSÃO de auto superação!
Ver perfil do usuário
Jire

MensagemAssunto: Re: umbandista não reencarnacionista!   10/3/2011, 18:07

cap112-item3-pag1230
Em geral, os urantianos reconhecem apenas uma espécie de morte: a cessação física das energias da vida. No entanto, no que concerne à sobrevivência da personalidade, há realmente três tipos de morte:
1. A morte espiritual (da alma). Se e quando o homem mortal finalmente rejeitar a sobrevivência, quando ele
houver sido pronunciado espiritualmente insolvente, moroncialmente em bancarrota, na opinião conjunta do
Ajustador e do serafim sobrevivente, quando esse conselho coordenado houver sido registrado em Uversa e após
os Censores e os seus colaboradores de reflexão haverem verificado essas conclusões, então os governantes de Orvônton ordenam a imediata liberação do Monitor residente. Todavia, essa liberação do Ajustador de nenhum modo afeta os deveres do serafim pessoal, ou grupal, ligado àquele indivíduo abandonado pelo Ajustador. Essa espécie de morte é final no seu significado, a despeito de uma temporária continuação das energias de vida dos mecanismos físicos e mentais. Do ponto de vista cósmico, o mortal já está morto; a vida em continuação indica meramente a persistência do impulso material das energias cósmicas.
2. A morte intelectual (da mente). Quando os circuitos vitais do ministério ajudante mais elevado são interrompidos, por meio de aberrações do intelecto ou por causa de uma destruição parcial do mecanismo do cérebro; e, se essas condições ultrapassarem certo ponto crítico de irreparabilidade, o Ajustador residente é imediatamente liberado e pode partir para Divínington. Nos registros do universo, uma personalidade mortal é considerada como tendo encontrado a morte quando os circuitos mentais essenciais da vontade-ação humana tiverem sido destruídos. E, novamente, isso é morte, a despeito da continuação de funções do mecanismo vivo do corpo físico. O corpo, sem a mente volitiva, não mais é humano; no entanto, de acordo com a escolha anterior dessa vontade humana, a alma de tal indivíduo pode sobreviver.
3. A morte física (do corpo e da mente). Quando a morte colhe um ser humano, o Ajustador permanece na cidadela da mente até que cesse a sua função como mecanismo inteligente; mais ou menos no momento em que as energias mensuráveis do cérebro cessam as suas pulsações vitais rítmicas. Em seguida a essa dissolução, o Ajustador deixa a mente em desvanecimento, de um modo tão pouco cerimonioso quanto, anos antes, dera entrada nela; seguindo logo para Divínington por via de Uversa.
Após a morte, o corpo material retorna ao mundo elementar do qual ele proveio, mas persistem dois fatores não materiais da personalidade sobrevivente: o Ajustador do Pensamento, preexistente, com a transcrição da memória da carreira mortal, e que se dirige para Divínington; e, permanece, também, sob a custódia do guardião do destino, a alma imortal moroncial do humano falecido. Esses componentes, fases e formas da alma, esses que foram fórmulas cinéticas e que agora são fórmulas estáticas da identidade, são essenciais à repersonalização nos mundos moronciais. E é a reunião do Ajustador e da alma o que reconstitui a personalidade sobrevivente; e que vos reconscientiza no momento do despertar moroncial. Para aqueles que não têm guardiães seráficos pessoais, os custódios grupais fazem, fiel e eficazmente, o mesmo serviço de salvaguarda da identidade e de ressurreição da personalidade. Os serafins são indispensáveis à reconstituição da personalidade.
Com a morte, o Ajustador do Pensamento perde temporariamente a personalidade, mas não a identidade; o sujeito humano temporariamente perde a identidade, mas não a personalidade; nos mundos das mansões, ambos reúnem-se em uma manifestação eterna. Um Ajustador que tenha partido da Terra nunca retorna como o ser de sua residência anterior; nunca a personalidade se manifesta sem a vontade humana; e nunca um ser humano, separado do seu Ajustador, depois da morte, manifesta identidade ativa ou de qualquer maneira estabelece comunicação com os seres vivos da Terra. Essas almas, separadas dos seus Ajustadores, permanecem, total e absolutamente,
inconscientes durante o longo ou curto sono da morte. Não pode haver nenhuma exibição, de nenhuma espécie de personalidade, nem existir nenhuma capacidade para entrar em comunicação com outras personalidades, até depois
de se completar a sobrevivência. Àqueles que vão para os mundos das mansões não lhes é permitido enviar mensagens de volta aos seus seres queridos. A política de todos os universos é proibir tal comunicação durante o período de uma dispensação corrente.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: umbandista não reencarnacionista!   

umbandista não reencarnacionista!
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
UAB - Forum :: Estudo do Livro de Urântia :: Questões sobre o Livro-
Ir para: